FUI INFORMADO AGORA À TARDE, DIA 22, QUE O PROJETO DO CENTRO CULTURAL FOI APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL. UMA BOA NOTÍCIA. AGORA, QUE ELE SEJA CONSTRUÍDO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

De acordo com a enquete realizada aqui no blog, dos 70 votos postados, 46, ou seja, 65%, concordaram com a instalação do centro cultural na Praça da Liberdade. No pátio do DAER foram 11 votos (15%), na praça em frente ao pavilhão 7 votos (10%) e ao lado do CTG, 2 votos (2%). Quatro pessoas (5%), se manifestaram contra o centro cultural. 




Recebi de um cotegipense interessado no desenvolvimento cultural da cidade este projeto para a construção do centro cultural de Cotegipe. Vi o projeto e achei muito bom. É tudo o que Cotegipe precisa. Abaixo dou alguns detalhes de como será o centro cultural, de acordo com o projeto que recebi. 

Parece-me que há uma polêmica quanto ao local onde ele será instalado. Para mim, a praça escolhida é uma boa opção, pois fica no centro da cidade, tem amplo estacionamento e fica perto de uma escola. Sugeri, já que não encontrei no projeto, um espaço para a criação de um museu da colonização cotegipense. Ah, a obra será toda custeada pela Prefeitura. Agora só falta uma pequena pressão dos cotegipenses para que o projeto saia definitivamente da gaveta e se torne realidade. 
Aproveite e vote na enquete ao lado onde você gostaria que fosse instalado o Centro Cultural.

Veja os detalhes do projeto, conforme me foi passado:

- Área a ser construída: 957,76 metros quadrados, dotada de anfiteatro com capacidade para 446 poltronas, com acesso para deficientes físicos, local próprio para cadeirantes, saguão e local para exposições de trabalhos manuais (pinturas de quadros e telas, artesanato dentre outros, divulgando assim os trabalhos de nosso município), sanitários masculinos e femininos amplos, sala de limpeza, sala de som e luz, antessala, saídas de emergências dispostas em ambos os lados, totalmente climatizado.

Anfiteatro com capacidade para 446 poltronas

- O palco será de 80,92 metros quadrados, dotado de recursos sonoros e visuais para a realização de espetáculos, apresentações artísticas diversas, formaturas, palestras, dentre outros eventos.

- O palco também será dotado de sala de espera e camarim masculino e feminino com banheiros, e uma sala para depósitos.

- A construção segue os modelos dos mais modernos centros culturais construídos na atualidade, e o anfiteatro segue o estilo de disposição do Centro Cultural 25 de julho de Erechim.

- O acesso principal será realizado pela Rua Erechim

- A biblioteca pública municipal, atualmente localizada no Colégio Estadual Mário Quintana, seria contemplada com a construção junto ao centro cultural, possibilitando assim, um acesso à população e uma melhor infraestrutura.

- A biblioteca será implantada no térreo, localizando-se embaixo do palco, com área construída de 105,29 metros quadrados, sendo o acesso pelo pavimento térreo.

Fachada do centro cultural cotegipense

- A Praça da liberdade, foi escolhida pela facilidade de estacionamento e de acesso ao público e por ficar em uma área centralizada e também pelas características físicas do terreno, em declive em declive, que facilitará muito a construção, trazendo economia na obra pelo fato de quase não ser necessária movimentação de terra.

- Também serão realizadas várias melhorias na praça, com a construção de um estacionamento oblíquo no entorno da mesma e com a construção de uma quadra de futebol sete, onde atualmente existe a quadra de futebol de areia, disponibilizando assim um melhor ambiente para nossas crianças e adolescentes.

Local na Praça da Liberdade onde será construído 

- A área de caminhada da praça não será afetada, pois a construção será afastada estrategicamente da rua, para possibilitar que os usuários da praça possam continuar a utilizá-la sem maiores problemas. Inclusive, esta construção só trará benefícios, pois com a construção do centro cultural serão realizadas diversas melhorias na estrutura da área.


- A construção trará inúmeros benefícios, pois atualmente quando é necessário realizar algum evento do porte de formaturas, apresentações de shows e demais atos, necessitamos utilizar estruturas físicas de outras entidades ou o ginásio de esportes que não possui uma estrutura física principalmente na parte acústica, prejudicando as apresentações. Com a construção do centro cultural estaremos garantindo o futuro da cultura a nossa comunidade e propiciando o acesso à biblioteca pública municipal a toda população.

17 Comentários

  1. Jorge,
    acho magnifica a idéia de um centro cultural, mas penso que a Prefeitura deveria fazer um concurso público para a escolha do projeto e que este projeto incorporasse, em suas linhas, algo a ver com a arquitetura desenvolvida no município ao longo do tempo, valorizando suas origens e não de acordo com os " modelos dos mais modernos centros culturais construídos na atualidade",ou seja, sem alma,sem identidade local. Quanto ao local para exposição de trabalhos manuais, parece-me que o mais adequado seria simplesmente local para exposições transitórias, que poderia contemplar exposições artísticas de todo o gênero, bem como o artesanato local e o que mais julgassem adequado.
    Só uma opinião, abraço, Maria Elisa (Ninguém até hoje conseguiu me dar uma resposto sobre o que foi feito dos cenários do palco do antigo pavilhão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a observação feita pela Maria Elisa. Deve ser levada em conta. Obrigado Maria Elisa.

      Excluir
    2. Jorge, estou fazendo arquitetura e estou fazendo justamente um projeto de um Centro Cultural. Aqui fizemos justamente primeiro este levantamento, da identidade e da cultura local para manter a cultura da cidade ou seu passado integrado com a nova obra. Tivemos esse cuidado.

      Excluir
    3. Muito bom Paulo. É assim que tem que ser feito. Preservar a cultura local e o seu passado é fundamental. abraços e sucesso no empreendimento.

      Excluir
  2. Bom dia, agradeço ao Jorge pelo apoio a nossa Cidade. Como servidor público, trabalho na parte de projetos da Prefeitura buscando principalmente recursos Federais para o desenvolvimento do Município. Em resposta a nossa amiga Maria Elisa, salientamos que realizamos uma audiência pública com os munícipes de nossa Cidade para debater sobre o Projeto apresentado, e todos ficaram maravilhados com este projeto. Buscamos um projeto moderno, nos moldes atuais, pois onde pensamos em construir já existe o Ginásio de Esportes, que é construido com uma estrutura já moderna. Então, destoaria com a arquitetura local uma construção diferente, e para aproveitar o aclive do terreno e principalmente pelo local ser de fácil circulação e fácil estacionamento, o projeto foi escolhido e apresentado a Comunidade, que conforme foi debatido na audiência pública, o projeto arquitetônico foi aprovado pela comunidade, bastando apenas o local. Saliento também que sobre o terreno do DAER, encaminhamos desde o ano de 2010 solicitação de reversão ao patrimônio do Município. Este é um processo lento, não sabemos quando será decidido...esperamos mesmo que um dia o terreno retorne ao Município, pois atualmente o DAER não ocupa o mesmo.
    Quanto ao projeto de construção: a parte de exposição de trabalhos manuais, como se pode ver no projeto, é na verdade para exposições transitórias de diversos trabalhos: quadros, artesanado, banners, etc. A construção deste Centro Cultural é fundamental ao Município, pois nossas crianças não conseguem realizar apresentações artísticas num local adequado pela falta deste local na cidade. Diversas apresentações de nossas crianças são prejudicadas por este motivo.
    Quanto ao pavilhão antigo, não sabemos de qual pavilhão a senhora Maria Elisa se refere: era da Prefeitura, do Inter, da Paróquia?

    Estamos a disposição para ouvir a comunidade no que for necessário, e salientamos que o projeto do Centro Cultural está na Câmara de Vereadores e provavelmente será votado segunda feira. O mesmo não foi em votação na sessão anterior pois os vereadores queriam verificar como estava o andamento da liberação do terreno do DAER, porém, até onde sabemos, este processo de liberação do terreno tende a demorar algum tempo ainda. Quanto tempo? Não sabemos.
    Obrigado, Fabrício Martins - Prefeitura de Barão de Cotegipe
    Estamos a disposição para ouvir a opinião de todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício,
      muito obrigado pela sua explicação. Assim fica mais das pessoas entenderam todo o processo. Só gostaria de esclarecer que a sugestão dos locais, na enquete, foi minha. Aproveitei para colocar a praça ao lado do pavilhão paroquial, perto da antiga casa dos meus pais. Sugiro que se pense também num espaço para a criação de um museu dentro do novo Centro Cultural.
      Abraços e sucesso nesse importante empreendimento

      Excluir
    2. A ideia do Museu foi levantada na audiência pública e com certeza será incluido no projeto senão inicialmente, dentro em breve.A praça perto do salão (Praça Laurindo Meneghel em homenagem ao primeiro Prefeito de Barão de Cotegipe) será toda reestruturada, provavelmente com início de obras mais para o final do ano, devido ao período eleitoral. E como ali é difícil estacionamento, ficaria em um local não tão bem localizado como junto a Praça da Liberdade. Sem contar que a Praça Laurindo Meneghel é local de encontro de diversas pessoas inclusive nos domingos, para churrasquear e tomar chimarrão e no meu ver, deve ser mantida. Acredito que com a reformulação ficará um local muito melhor ainda para a convivência. Assim que tivermos o projeto da praça, encaminhamos a você também para divulgar. Obrigado e o museu pode ter certeza que vamos estudar a viabilidade de construir junto com o Centro Cultural e Biblioteca. Saliento também que após a aprovação, encaminharemos o processo licitatório e convido a todos para acompanhar junto todo o processo, que é demorado também.

      Excluir
    3. Muito obrigado pelos esclarecimentos Fabrício, Cotegipe precisa desse desenvolvimento e pode contar com a minha participação na divulgação. Jorge

      Excluir
  3. Primeiramente, gostaria de parabenizar ao Jorge Massarolo pela iniciativa de trazer ao seu blog um assunto tão importante para a cidade de Barão. Em relação ao projeto em questão, gostaria de lembrar que o mesmo depende dos vereadores de nossa cidade para sair do papel. No entanto o que chegou aos meus ouvidos é que os vereadores da oposição votariam contra o projeto, procurando empecilhos aqui e ali, quando na verdade o voto cotra seria devido ao fato de que a realização de tal projeto seria mais um feito da atual administração. Não consigo acreditar que por rixas políticas os nossos vereadores prejudicariam o desenvolvimento de nossa cidade! Mas isso nós veremos no dia da votação, quais os vereadores são realmente a favor do desenvolvimento de Barão e quais (infelizmente) pensam somente em seus umbigos. Afinal, as eleições municipais estão aí, e é hora de vermos quem é quem...
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, o que os cotegipenses interessados na cultura da cidade devem fazer é comparecer em massa na sessão de segunda-feira e pressionar os vereadores em quem votaram, independentemente do partido, a votarem a favor da cultura cotegipense. Como você bem disse, as eleições estão perto e se o vereador tem interesse em se reeleger, deve pensar muito bem no voto que vai dar.
      Obrigado pela sua participação

      Excluir
  4. Gostaria de parabenizar quem teve a idéia de divulgar o projeto, agradecer ao Sr.Jorge Massarolo pelo espaço, o qual como cotegipense que é, penso estar se sentindo feliz por isso, e principalmente parabenizar a pessoa que sonhou e fez projetar-se o centro cultural nesse local, com certeza estava divinamente inspirado. Acho o local ótimo, perfeito com fácil acesso a todos, centralizado, próximo a escola, ginásio, prefeitura e outros órgão, e além disso tudo, muito necessário para a cultura ser aprimorada em nosso município, com muitos talentos a serem mostrados. Parabéns a todos, e tenho a certeza de que o Centro Cultural será construído com o apoio de todos:executivo, legislativo e principalmente a população. Obrigada. Marisa

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo apoio Jorge, Barão merece este Centro Cultural. Não consigo entender essa discussão que se instalou em torno do local da construção do centro, a Praça da Liberdade me parece ser o local mais óbvio pra esta obra, devido a boa localização, facilidade de estacionamento, amplitude e até porque lá já existe um ginásio com a nomenclatura de centro esportivio e CULTURAL. A sugestão em querer construir no terreno do DAER passa a impressão de que se trata de um pretexto qualquer para adiar a execução da obra, visto que esse terreno ñ está disponível para o município.
    Sobre os cenários do antigo palco, se for aqueles do Salão Paroquial que a falecida Zelandia montou para suas peças teatrais, sinto muito em informar mas... como eles "pertenciam" à paróquia um padre deu um fim neles, isso foi no início dos anos 90, quando o pessoal se deu conta já tinha virado fumaça.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado anônima (gostaria muito que você se identificasse), pelo seu comentário. O importante é ter esse centro cultural na cidade. Quanto aos cenários da Dona Zelândia, que eu lembro muito bem, ficavam guardados num baú embaixo da escadaria da canônica. É uma pequena que tenham sumido com eles. Era a marca de uma época efervescente do teatro em Cotegipe, dirigido por Dona Zelândia.

    ResponderExcluir
  7. Oi a anonima sou eu Alini Fernanda (filha do Jandir Ferri) postei o cometário como anomima pq nas outras opções tinha q me cadastrar e demorava muito, meu computador tá lentinho... Tem um outro cometário meu (tb anonimo) te convidando pra conhecer o arquivo do nosso CTG.

    ResponderExcluir
  8. POR FAVOR, queridos Cotegipenses, vamos deixar de lado as pecuinhas e pensar um pouco na evolução da nossa amada cidade.
    Centro cultural é FUNDAMENTAL para qualquer comunidade.
    Será que nossa cidade só vai ter projeção com notícias de páginas policiais??!!
    Eu sei e muito bem, quantos talentos existem me Barão.
    Cotegipe merece este Centro cultural e não vejo melhor lugar, que a parte superior da Praça da Liberdade, visto q é um espaço maravilhoso p/a isto.
    Estou me unindoaos favoráveis à construção deste Centro.
    Um grande abraço Jorge.

    ResponderExcluir
  9. Fui informado agora à tarde, dia 22, que o projeto do Centro Cultural de Barão de Cotegipe foi aprovado pela Câmara Municipal. Uma boa notícia. Que ele seja construído logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ficamos muito felizes com a notícia. Temos alguns grupos culturais, quem sabe com o Centro as pessoas ficarão mais motivas. Outro ponto positivo é um local próprio para a biblioteca municipal, assim aumenta a segurança no Coégio Mário Quintana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem